• ITAIPU BINACIONAL

 

Muito mais que a maior usina do mundo em geração de energia,

Itaipu Binacional encanta não só pelo seu gigantismo, mas por

ser vanguarda na questões sociais e ambientais.

 

 

A MAIOR DO MUNDO

 

Em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Estavam, na verdade, mudando o curso da história de duas nações, trazendo desenvolvimento, tecnologia e inovação.

Dez anos depois, iniciou-se a operação das turbinas que, desde então, já geraram 2,4 bilhões de megawatts-hora de energia (até novembro de 2016). Para se ter uma ideia, se essa energia pudesse ser acumulada, seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias, duas horas e 45 minutos.

Toda essa energia produzida garante à Itaipu Binacional o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, com capacidade instalada de geração de 22,5 mil MW de energia enquanto Itaipu tem capacidade de 14 mil MW, a Binacional segue batendo recordes. 

Apenas em 2014 a chinesa superou a produção da hidrelétrica brasileira-paraguaia. Em 2015, Itaipu retomou a liderança e, em 2016, tudo indica que deve continuar à frente. A usina vive atualmente sua melhor fase produtiva. 

 

 

 

 

Centro de Recepção de Visitantes

Av. Tancredo Neves, 6702

Foz do Iguaçu - PR - Brasil

+55 45 3576-7000

info@turismoitaipu.com.br