Visitas Educativas

As visitas educativas em grupo são gratuitas, ofertadas para Instituições de Ensino fundamental, médio, técnico e superior, de caráter educativo durante o ano letivo (não são realizadas reservas para atendimento em alta temporada como feriados prolongados e férias escolares: Janeiro, Fevereiro e Julho).

Para garantir a vaga para a sua instituição é necessário realizar o agendamento com antecedência, de acordo com a disponibilidade para a data desejada

Mas antes de conferir o passo a passo para agendar sua visita, confira os tipos de visitas ofertadas: 

Visitas ofertadas

Pessoas visitando a Usina à turismo, mesmo que estudantes, professores ou profissionais da área, devem adquirir o ingresso na nossa página inicial: www.turismoitaipu.com.br 

Itaipu Panorâmica

Público

Grupos de Escolas de Nível Fundamental, Médio Regular ou Técnico e Universidades. 

Trajeto

Visita a área externa da Usina, com duas paradas, uma no Mirante Central e Mirante Vertedouro, realizado no próprio ônibus da instituição visitante e sem serviço de guia. 

Funcionamento

Segunda a sábado das 9h às 16h (saídas a cada 30 minutos aproximadamente e duração aproximada de 1h15.

Itaipu Especial

Público

Grupos de Escolas de Nível Fundamental, Médio Regular ou Técnico e Universidades. 

Trajeto

Visita completa guiada que visita a área externa da Usina, com duas paradas, uma no Mirante Central e Mirante Vertedouro, e visita também a área interna da Usina, que inclui a sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo de uma das unidades geradoras. 

Funcionamento

Segunda a sexta, exceto feriados e recessos, às 08h30 ou às 14h, limitado à 40 pessoas por grupo e duração aproximada de 3h. 

Regras

Uso de calçado preso ao calcanhar e sem salto ou com até 3cm de altura e largura mínima de 3cm. Não é permitido nenhum tipo de bolsa durante o passeio. 

Tour Virtual

Público

Grupos de escolas de Nível Técnico e Universidades.

Trajeto

Visita completa guiada virtual, que visita a área externa da Usina, com duas paradas, uma no Mirante Central e Mirante Vertedouro, e visita também a área interna da Usina, que inclui a sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo de uma das unidades geradoras. 

Funcionamento

De segunda a sexta, exceto feriados e recessos, às 08h30 ou às 14h, limitado à 40 pessoas por grupo e duração aproximada de 3h.

Itaipu Refúgio Biológico

Público

Grupos de escolas de Nível Fundamental, Médio Regular ou Técnico e Universidades. 

Trajeto

Visita que inicia com passeio em veículo da própria instituição até a chegada no Refúgio Biológico. Ao desembarcar é percorrida uma trilha de aproximadamente 2 Km pela área de conservação ambiental, passando pela trilha dos animais. 

Funcionamento

Segunda a sexta, exceto terças-feiras, feriados e recessos, às 8h30 e às 14h00, e aos sábados às 08h30, com limitação de 42 pessoas por horário, com duração aproximada de 2h30. 

Regras

Não é permitido comer na trilha. Recomenda-se o uso de repelente, protetor solar, calçados fechados e trazer garrafa de água (há bebedouros no trajeto).

Itaipu vai à Escola (Itaipu Panorâmica e Itaipu Refúgio Biológico)

Público

Instituições de ensino da rede pública – CMEIs, escolas municipais e escolas estaduais de Foz do Iguaçu, exclusivamente.

Trajeto

Transporte do Turismo Itaipu de ida e volta à escola, podendo ser realizada a visita Itaipu Panorâmica ou Itaipu Refúgio Biológico. Panorâmica: paradas nos Mirantes Central e Vertedouro. Refúgio Biológico: trilha de 2 km após trajeto de ônibus. Retorno à escola após o passeio.

Funcionamento

Itaipu Panorâmica: de segunda a sexta às 08h30 ou 13h30, (horário de saída da escola), exceto feriados e recessos, com duração aproximada de 1h15.
Itaipu Refúgio Biológico: segundas, quartas, quintas e sextas (exceto feriados e recessos), às 08h30 ou 13h30 (horário de saída da escola), com duração aproximada de 2h30. Visitas limitadas a no mínimo 30 e no máximo 40 pessoas (considerando alunos e professores) por grupo.

Itaipu Ecomuseu

Público

Geral

Trajeto

O Ecomuseu de Itaipu atualmente conta com duas exposições sobre a história e a construção da Usina de Itaipu. As exposições dispõem de objetos da época da construção, painéis informativos, além de mapas interativos em 3D. A visitação é gratuita, necessitando apenas de cadastro de visitação por meio de um formulário na recepção do Ecomuseu. 

Funcionamento

Quarta a segunda-feira das 8:30h às 16h com duração aproximada de 1h, de forma autoguiada. 

Agendamentos

Para agendar envie um e-mail para

visitaseducativas@turismoitaipu.com.br

O e-mail deve conter dois documentos: o ofício e a lista de visitantes. Basta preenchê-los, anexá-los e nos enviar que entraremos em contato.

Modelo de ofício para instituições de ensino

Baixe, preencha e mande e anexo por e-mail

Modelo de lista de visitantes

Baixe, preencha e mande e anexo por e-mail

O agendamento de qualquer de um dos passeios acima, exceto o Itaipu Ecomuseu, deve ser solicitado através do envio de um ofício e lista de visitantes para o e-mail visitaseducativas@turismoitaipu.com.br

 No ofício devem constar: 

  • Data e horário pretendidos; 
  • Dados da instituição: nome e localização (cidade e estado); 
  • Público da visita (série ou curso, no caso de instituições de ensino); 
  • Quantidade total de pessoas; 
  • Nome completo e telefone do responsável. 

 Na Lista de visitantes deve constar: 

  • Nome 
  • CPF 
  • Curso matriculado 

Solicitação de Certificados

Caso você tenha participado de uma das visitas educativas acima e necessite realizar a emissão de um documento comprobatório de sua visita em seu nome, será necessário que os dados listados abaixo sejam enviados para o e-mail: visitaseducativas@turismoitaipu.com.br

Dados obrigatórios para solicitação de certificados: 

  • Nome completo 
  • RG ou CPF 
  • Qual passeio realizou 
  • Data da visita 

Pedimos que insira no título do e-mail: “Nome da Instituição” + “Seu nome completo”.  Após o envio e validação das informações enviadas, será gerado um Certificado de Visita que será enviado ao endereço de e-mail do solicitante. 

Dúvidas frequentes

A Usina de Itaipu está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, ao longo do rio Paraná. Mais especificamente, está situada na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, Brasil, e da cidade de Ciudad del Este, no Paraguai. Portanto, essa localização estratégica na fronteira entre os dois países sul-americanos permite que a usina seja administrada conjuntamente pelos governos do Brasil e do Paraguai, formando a Itaipu Binacional.
A construção da Usina Itaipu Binacional é de extrema importância devido à sua capacidade de gerar uma grande quantidade de energia limpa e renovável para o Brasil e o Paraguai. Assim, contribui significativamente para o abastecimento elétrico de ambos os países, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das emissões de carbono.

O valor para visitar a Itaipu Binacional pode variar dependendo do tipo de passeio que se deseja realizar, já que a usina oferece diversas opções de tours.
Em média, os preços dos passeios na turismo Itaipu variam de R$42,00 a R$165,00 por pessoa.

  1. As três maiores usinas hidrelétricas do mundo são:
    Barragem das Três Gargantas, na China, com capacidade instalada de aproximadamente 18.200 megawatts (MW)
  2. Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no Brasil e Paraguai, com capacidade de cerca de 14.000 MW
  3. Usina de Belo Monte, também no Brasil, com uma capacidade instalada de aproximadamente 11.233 MW
A história da Usina de Itaipu remonta à década de 1960, quando o Brasil e o Paraguai assinaram um tratado para desenvolver conjuntamente a hidrelétrica. Porém, a construção começou em 1975 e levou nove anos para ser concluída, sendo inaugurada oficialmente em 1984. A usina é um marco de cooperação internacional e desempenha um papel muito importante no abastecimento de energia limpa e renovável para ambos os países.
O nome “Itaipu” se origina da junção dos termos tupi-guarani: “ita’ (pedra), “i” (água) e “pu” (barulho), representando poeticamente “a pedra que canta pela água que corre”. Essa denominação reflete a característica geográfica da região onde a usina está localizada, próxima às quedas d’água e aos desníveis do rio Paraná, que geram um som impressionante.
“Itaipu” é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “pedra que canta”. O nome reflete a localização da usina nas proximidades do rio Paraná, conhecido por seus desníveis e sons naturais.
A construção da Usina de Itaipu começou em 1975 e foi concluída em 1984.

Precisa de ajuda?

Atendimento comercial
de segunda à sábado das 8h às 17h