A Ilha do Mel é um destino paradisíaco localizado no litoral do Paraná.
Com praias preservadas, acesso restrito a veículos e uma atmosfera tranquila, é um dos lugares mais procurados por quem deseja contato direto com a natureza.
Neste post, você vai descobrir o que fazer na Ilha do Mel, como chegar até lá, quanto custa, qual a melhor época para ir e, ainda, como incluir esse destino em um roteiro maior de viagem pelo Paraná, incluindo Foz do Iguaçu e seus principais atrativos.
Continue a leitura!
Onde Fica e como Chegar em Ilha do Mel?
A Ilha do Mel está localizada no município de Paranaguá, no litoral do Paraná.
Assim, para chegar até lá, é preciso ir até um dos pontos de embarque: o terminal de Pontal do Sul (em Pontal do Paraná) ou o terminal de Paranaguá.
A travessia é feita por barco e dura em média 30 minutos a partir de Pontal e cerca de 1h30 a partir de Paranaguá.
A ilha não permite a circulação de carros, por isso toda a locomoção é feita a pé por trilhas ou de bicicleta.
Além disso, a preservação ambiental é uma das prioridades no destino, que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO.
Qual é o Aeroporto mais Próximo da Ilha do Mel?
O aeroporto mais próximo da Ilha do Mel é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
A partir dali, o visitante pode pegar um ônibus ou alugar um carro para seguir até Pontal do Paraná (cerca de 120 km) ou Paranaguá (cerca de 90 km).
Há também opções de transporte privativo e excursões que saem de Curitiba com destino à ilha.
O que fazer em Ilha do Mel?
Apesar de pequena, a Ilha do Mel é rica em atrativos naturais e históricos.
Assim, os dois principais pontos da ilha são: a vila de Nova Brasília e a vila de Encantadas.
Ambas possuem pousadas, restaurantes e acesso às principais praias e trilhas.
Visitar o Farol das Conchas
O Farol das Conchas é um dos cartões-postais da ilha.
Afinal, a caminhada até o topo da colina onde ele está localizado proporciona uma vista panorâmica incrível do litoral paranaense.
Conhecer a Gruta das Encantadas
Localizada na vila de mesmo nome, essa formação rochosa é acessível na maré baixa e é envolta por lendas locais.
Portanto, é um passeio imperdível para quem gosta de misticismo e belezas naturais.
Curtir as Praias
As praias da Ilha do Mel são tranquilas e ideais para relaxar.
Assim, algumas das mais populares incluem: Praia de Fora, Praia do Farol, Praia Grande, Praia do Miguel e Praia das Encantadas.
Fazer Trilhas Ecológicas
As trilhas conectam as principais vilas e praias da ilha.
Inclusive, são trajetos fáceis e seguros, que permitem observar a vegetação nativa, aves e outras espécies da fauna local.
Visitar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Construída no século XVIII, é um dos principais patrimônios históricos do Paraná e pode ser acessada por trilha ou barco.
Ilha do Mel: Quanto Custa, qual a Melhor Época para ir, Quantos Dias Ficar
A entrada na Ilha do Mel exige o pagamento de uma taxa ambiental, com valores atualizados regularmente pela prefeitura de Paranaguá.
Já os custos com hospedagem variam de acordo com a época do ano, sendo que feriados e verão costumam ter maior demanda e preços elevados.
Além disso, a melhor época para visitar a ilha é entre março e maio ou entre setembro e novembro, quando o clima está agradável e o fluxo de turistas é menor.
Por fim, para conhecer os principais pontos, o ideal é ficar de 2 a 4 dias na ilha.
Roteiro pelo Paraná: Destinos Imperdíveis
A Ilha do Mel pode (e deve) fazer parte de um roteiro completo pelo Paraná.
Assim, uma sugestão é começar a viagem por Curitiba, seguir até o litoral para visitar a ilha, e depois atravessar o estado rumo ao oeste paranaense.
Afinal, Foz do Iguaçu é parada obrigatória para conhecer as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e, claro, a Usina de Itaipu.
O Turismo Itaipu oferece passeios completos para visitantes de todas as idades, incluindo a Itaipu Panorâmica, a Itaipu Especial e experiências como o Itaipu Refúgio Biológico, almoço no restaurante da usina, Itaipu iluminada e pôr do sol no Mirante Central.
Enfim, esse tipo de roteiro permite explorar as belezas naturais e culturais do Paraná em diferentes paisagens: da serra ao litoral, do interior à fronteira com o Paraguai e a Argentina.
E a Ilha do Mel é um convite ao descanso e à contemplação, ideal para quem deseja desconectar da rotina e se reconectar com a natureza.
Portanto, incluí-la em seu roteiro pelo Paraná é uma forma de viver experiências diversas e completas em uma mesma viagem.
Então, continue explorando nosso blog e descubra outros destinos encantadores do nosso estado, com dicas especiais para curtir ao máximo seu passeio!
Imagens: Renato Soares – MTUR