O Que Fazer em Foz do Iguaçu? Aventuras para Além das Cataratas

Venha descobrir o que fazer em Foz do Iguaçu, com os principais destinos imperdíveis!

Saber o que fazer em Foz do Iguaçu é uma dúvida comum entre os viajantes que buscam explorar essa cidade encantadora do sul do Brasil. 

Com uma variedade de atividades para todos os gostos e idades, Foz do Iguaçu oferece uma experiência única, seja você um amante da natureza, um aficionado por aventuras ao ar livre ou um apreciador da cultura local. 

Então, desde deslumbrantes paisagens naturais até uma rica diversidade gastronômica, há sempre algo emocionante para descobrir e desfrutar nesse destino fascinante.

Portanto, se você está procurando o que fazer em Foz do Iguaçu, continue com a gente e confira o nosso guia completo!

Cataratas do Iguaçu, localizada na cidade de Foz do Iguaçu.

 

Foz do Iguaçu: Um Século de Desafios e Superações no Coração das Cataratas

Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no Paraná (Brasil), reconhecida por sua rica biodiversidade, cultura vibrante e importância estratégica na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Assim, desde sua fundação como Vila Iguassu, em 1914, até os dias atuais, o município viveu períodos de guerra, expansão econômica e desenvolvimento turístico.

Com isso, a descoberta das majestosas Cataratas do Iguaçu por Álvaro Nuñez Cabeza de Vaca em 1542 foi o ponto de partida para o turismo na região. 

Inclusive, movimentos para a criação do Parque Nacional do Iguaçu na década de 1930 marcaram o compromisso com a preservação ambiental. 

E, o crescimento acelerado nas décadas de 1970 e 1980, impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e da Ponte Internacional da Amizade, trouxe novas oportunidades e desafios. 

Hoje, Foz do Iguaçu é reconhecida mundialmente pelas suas belezas naturais e pela infraestrutura turística de alto nível, mantendo-se como um destino de destaque no cenário internacional.

 

Foz do Iguaçu: O Que Fazer?

Se você quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu, saiba que existem diversas oportunidades emocionantes de exploração, que vão das majestosas Cataratas do Iguaçu à imponente Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Confira a variedade de experiências a serem desfrutadas nesta cidade vibrante!

  •  
    • Visite a Usina Hidrelétrica de Itaipu: explore uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em tours que revelam sua engenharia impressionante e seu impacto na região

 

    • Conheça o Itaipu Refúgio Biológico: onde você aprenderá sobre as iniciativas ambientais do complexo Itaipu, plantará árvores nativas para reflorestamento do lago e explorará o zoológico com espécies da Mata Atlântica. É uma experiência educativa e emocionante em um só passeio

 

    • Aventure-se com rafting no Rio Iguaçu: explore águas turbulentas e emocionantes em uma experiência de rafting no Rio Iguaçu, proporcionando uma dose de adrenalina e diversão para os aventureiros

 

    • Explore a Usina Hidrelétrica de Itaipu de uma maneira emocionante: o Itaipu By Bike oferece aos grupos de ciclistas um percurso que permite explorar a grandiosidade da usina e seus arredores por meio de ciclovias e trilhas. Então, além de proporcionar muita adrenalina, essa experiência oferece a oportunidade de contemplar paisagens incríveis ao longo do trajeto

 

    • Passeie pelo Parque Nacional do Iguaçu: explore trilhas ecológicas, admire a rica biodiversidade da região e sinta a energia das quedas d’água em uma experiência única e inesquecível

 

    • Faça compras no Paraguai: Aproveite a proximidade da fronteira para fazer compras em Ciudad del Este, conhecida por seus preços atrativos em eletrônicos, roupas e outros produtos.

 

4 Atrativos Foz do Iguaçu Que Você Não Pode Perder

Existem diversos atrativos em Foz do Iguaçu que encantam tanto os turistas quanto os moradores da região. Confira!

 

1. Cataratas do Iguaçu

As majestosas Cataratas do Iguaçu, localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, são um espetáculo natural de tirar o fôlego. 

Sabia que, em 2012, elas foram consideradas uma das 7 maravilhas naturais do mundo?

Afinal, são 275 quedas d’água, que impressionam pela imponência e beleza. 

Além disso, são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO e oferecem aos visitantes experiências únicas e inesquecíveis em meio à natureza exuberante.

Duas mulheres posando para foto sendo tirada por homem com a Usina Hidrelétrica de Itaipu ao fundo.

 

 

2. Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em geração de energia, é um marco da engenharia e da sustentabilidade. 

Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, oferece tours que permitem aos visitantes entenderem seu funcionamento e impacto na região, além de apreciarem sua grandiosidade.

Portanto, se você quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu, não deixe de conferir os passeios na Usina. Conheça!

    3. Parque das Aves

    O Parque das Aves é uma experiência imersiva na biodiversidade da Mata Atlântica. 

    Com mais de 1.400 aves de 150 espécies diferentes, oferece oportunidades únicas de observação e interação. 

    Além das aves, o parque abriga répteis e borboletas em ambientes naturais e bem cuidados.

    Além disso, seus programas de conservação e educação ambiental se destacam na preservação da fauna e flora locais.

    4. Marco das Três Fronteiras

    O Marco das Três Fronteiras é um ponto histórico e cultural significativo em Foz do Iguaçu. 

    Localizado na convergência dos rios Paraná e Iguaçu, marca as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. 

    Então, além das vistas panorâmicas deslumbrantes, o local oferece experiências culturais, com apresentações folclóricas e exposições que destacam a rica história e diversidade cultural da região trinacional.

    O que fazer em Foz do Iguaçu à Noite?

    À noite, Foz do Iguaçu oferece uma variedade de opções para todos os gostos. 

    Assim, você pode começar desfrutando da culinária local em restaurantes que oferecem pratos típicos da região — como churrascarias e restaurantes de comida italiana e paraguaia.

    Após o jantar, explore a vida noturna da cidade, com bares e pubs animados, onde você pode saborear drinks refrescantes e ouvir música ao vivo. 

    Se você estiver em busca de entretenimento, não deixe de conferir os espetáculos culturais, como apresentações de dança folclórica e música ao vivo, que refletem a rica diversidade cultural da região. 

    O Marco das Três Fronteiras oferece um espetáculo de luzes e som que conta a história das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, proporcionando uma experiência única e memorável.

    Além disso, a Usina Hidrelétrica de Itaipu oferece os emocionantes passeios Iluminada e Iluminada Especial. 

        • No passeio Iluminada, os visitantes apreciam a iluminação da barragem ao som de músicas da tríplice fronteira

        • Já o Iluminada Especial inclui um jantar no Restaurante dos Barrageiros, além da experiência de contemplar a barragem iluminada. 

      Ambos os passeios estão disponíveis às sextas-feiras e sábados, com vagas limitadas.

      Duas imagens sendo a imagem da esquerda duas mulheres posando para foto no Mirante Central, na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, e do lado direito pessoas servindo janta no Restaurante dos Barrageiros, opção para jantar em Foz do Iguaçu.

       

      O Que Preciso Saber Antes de ir à Foz do Iguaçu?

      Antes de visitar Foz do Iguaçu, é importante considerar alguns pontos para garantir uma viagem tranquila e proveitosa. 

      Primeiramente, verifique a documentação necessária, como passaporte, visto (se aplicável) e documentos de identificação, especialmente se você planeja cruzar as fronteiras para países vizinhos como Argentina e Paraguai.

      Para brasileiros, tanto o Paraguai quanto a Argentina aceitam a CNH ou RG – não sendo necessário apresentar passaporte -.

      Além disso, crianças desacompanhadas de um dos pais precisa de uma autorização de viagem assinada pelos pais e reconhecida em cartório.

      Em relação ao clima, Foz do Iguaçu possui um clima subtropical úmido, com verões quentes e invernos moderadamente frios. 

      Portanto, esteja preparado para as condições climáticas locais, trazendo roupas adequadas para a estação em que estiver viajando.

      Outro ponto a considerar é a saúde e segurança. Verifique se suas vacinas estão atualizadas e considere contratar um seguro viagem para cobertura médica em caso de emergências. 

      Além disso, mantenha-se informado sobre as medidas de segurança locais e evite áreas consideradas de risco.

      Planeje sua visita aos principais pontos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.

      Além disso, lembre-se de reservar ingressos com antecedência para evitar filas e garantir sua entrada.

       

      E aí, gostou do nosso guia sobre o que fazer em Foz do Iguaçu? Preparado para curtir e experienciar a grandiosidade desses pontos turísticos?

      E, se você já conhece Foz do Iguaçu, conta aqui pra gente: qual é o seu passeio favorito?

       

      Fonte da imagem: Turismo Itaipu e Zig Koch/MTur

      Categorias

      Categorias

      Fique por dentro

      Confira nossos passeios