Parque das Aves: Encante-se com a Biodiversidade da Mata Atlântica

Explore o Parque das Aves em Foz do Iguaçu e se encante com a exuberante biodiversidade da Mata Atlântica!

Localizado em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves encanta visitantes com sua biodiversidade única.

Com mais de 1.000 aves de cerca de 140 espécies, é um santuário para a conservação e educação ambiental.

Suas trilhas bem-planejadas proporcionam uma imersão na exuberante Mata Atlântica, lar de aves tropicais — como araras, tucanos e flamingos.

Além disso, o parque oferece oportunidades únicas de interação, como o viveiro das araras e o borboletário. 

Portanto, é um destino imperdível para amantes da natureza e famílias em busca de experiências autênticas e educativas.

Continue com o Turismo Itaipu e aprenda mais!

Experimente uma Incrível Conexão com a Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o segundo maior bioma do planeta, abrigando uma riqueza incomparável, com 8% de todas as espécies do mundo.

Assim, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu oferece uma experiência única, atraindo mais de 900 mil visitantes por ano, sendo a única instituição no mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica.

Com isso, financiado pelos próprios visitantes — através da bilheteria, lojas e complexo gastronômico, possui 5 viveiros de imersão em que os visitantes podem observar de perto aves como jacutingas, mutuns-de-alagoas e tucanos, além de presenciar o espetáculo de araras voando livremente sobre suas cabeças.

Além disso, o parque também abriga répteis, como jacarés, sucuris e jiboias, proporcionando uma experiência completa de biodiversidade.

Portanto, além da fauna exuberante, a flora também é diversificada, com espécies emblemáticas como o jequitibá-rosa e o pau-brasil.

Visitas Educacionais

O Parque das Aves também oferece visitas educacionais para todos os níveis escolares, desde o infantil até o universitário.

Então, com opções de visitas autoguiadas com educadores ambientais e técnicos, os alunos podem explorar a biodiversidade da Mata Atlântica de forma didática e interativa. 

Essas experiências proporcionam aprendizado e conscientização sobre a importância da conservação ambiental, contribuindo para uma educação mais completa e sustentável.

Como Funciona o Parque das Aves?

No Parque das Aves, o passeio é autoguiado ao longo de uma trilha em formato de U com cerca de 1.600 metros de extensão.

Durante o percurso, você passará por 5 viveiros de imersão, onde poderá observar as aves de perto (mas sem tocá-las).

Além disso, educadores ambientais estão disponíveis ao longo do trajeto para auxiliar e responder suas perguntas, garantindo uma experiência informativa e envolvente.

Quantas Horas Dura o Passeio Parque das Aves?

No Parque das Aves, você pode passear por cerca de uma hora ou até três horas, mas pode ficar o tempo que quiser. 

Se quiser conhecer tudo com calma, reserve mais tempo; se estiver com pressa, uma horinha já é suficiente para ver os principais atrativos. É você quem decide!

Qual o horário de Funcionamento do Parque?

O Parque das Aves está aberto todos os dias, até nos finais de semana e feriados!

Então, você pode planejar suas visitas das 8h30min da manhã até às 16h30min da tarde.

Em Qual Cidade Fica o Parque das Aves?

O Parque das Aves está situado em Foz do Iguaçu, Paraná, próximo às renomadas Cataratas do Iguaçu.

Seu endereço é Av. das Cataratas, 12450, KM 17,1,Parque Nacional, CEP 85.859-89.

Quanto Custa a Entrada para o Parque Das Aves?

A entrada para o Parque das Aves custa R$80,00 por pessoa, sendo gratuita para crianças de até 8 anos, e R$15,00 para moradores de Foz do Iguaçu.

Há também opções de meia entrada para estudantes, professores, doadores regulares de sangue, idosos e outros.

Os ingressos podem ser adquiridos tanto no site oficial do Parque das Aves quanto na bilheteria do local – sem limite de disponibilidade.

Porém, lembramos que comprar antecipadamente economiza tempo e permite entrada direta no parque.

O Que Fazer Primeiro: Cataratas ou Parque das Aves?

A ordem pode depender das preferências pessoais e do tempo disponível.

Então, se você valoriza uma experiência mais natural e selvagem, pode optar por visitar as Cataratas do Iguaçu primeiro, para aproveitar a tranquilidade do ambiente antes que fique mais movimentado ao longo do dia.

Por outro lado, se deseja começar com uma introdução mais educativa sobre a fauna local, pode visitar o Parque das Aves primeiro para aprender sobre as aves da região antes de explorar as Cataratas.

Dica de morador:

Fazer as Cataratas e almoçar no Parque das Aves – que possui ótima gastronomia, preço justo e tem como opção de sobremesa os picolés premiados da Mata Atlântica – Desta forma, dá pra descansar, almoçar tranquilo e depois fazer o passeio com calma no Parque das Aves.

Mas, em todo caso, é importante considerar o horário de funcionamento de cada atração e planejar adequadamente sua visita.

E, além de visitar o Parque das Aves e as Cataratas, aproveite sua estadia em Foz do Iguaçu para conhecer também a impressionante Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Afinal, essa experiência proporcionará uma visão fascinante da engenharia e do impacto ambiental dessa gigante estrutura, enriquecendo ainda mais sua viagem.

Confira os passeios disponíveis!

E aí, gostou de aprender mais sobre o Parque das Aves?

Aproveite e compartilhe este conteúdo com aquele seu amigo que está pensando em visitar Foz do Iguaçu!

Imagens: Local Planet

Categorias

Categorias

Fique por dentro

Confira nossos passeios